1- Harry Potter rendeu diversas acusações de plágio contra J.K. Rowing, devido a semelhança de alguns elementos da saga com outras obras. Na HQ Livros da Magia, por exemplo, lançada em 1990, o autor Neil Gaiman nos apresenta um garoto de 13 anos chamado Timothy Hunter, que tem o potencial para se transformar no maior mago do mundo. O que mais chama atenção é que Harry é fisicamente muito parecido com Timothy: usa óculos, é magro e possui cabelos negros. Ambos os personagens possuem uma coruja como bicho de estimação. Entretanto, quem já leu a HQ de Neil Gaiman sabe que as semelhanças param por aí, já que Livros da Magia possui uma temática bem mais adulta. O próprio Neil Gaiman justificou as semelhanças dizendo que o arquétipo de jovem feiticeiro é bem mais antigo que as duas obras. Já a escritora Nancy Kathleen Stouffer não foi tão camarada assim. Ela chegou a processar Rowling, alegando que a autora de Harry Potter havia plagiado seu livro "The Legend of Rah and Muggles", de 1984. Mesmo perdendo o processo, Stouffer afirma até hoje que Rowling copiou diversos elementos de seu livro.
2- Nicolas Flamel, famoso alquimista citado em Harry Potter e a Pedra Filosofal, realmente existiu. No mundo real, ele foi um escrivão e vendedor francês, nascido no século XIV. Na sua época, era comum entre pensadores a prática da alquimia, uma fusão entre um tipo de química arcaica e filosofia espiritual, cujo o maior objetivo era a criação da Pedra Filosofal, capaz de transmutar metal em ouro e produzir o elixir da longa vida (é preciso destacar que trata-se de um conceito filosófico. A transmutação de metal em ouro pode ser interpretada como uma busca pela purificação da alma).
4- Na série, o bicho-papão é um ser sem forma específica, que habita armários e locais escuros, capaz de se transformar na coisa que a pessoa mais teme. J. K. Rowling revelou que, diante de um bicho-papão, Voldemort veria seu próprio corpo sem vida. Faz sentido. O que ele mais temia era a morte. Foi esse medo que o levou a, por meio de magia negra, dividir sua alma em várias partes e escondê-las em objetos.
5- Em 2007, J. K. Rowling revelou que Dumbledore, diretor de Hogwarts, era gay. Na juventude, Dumbledore se apaixonou por Grindelwald, bruxo que acabou caminhando para o lado das trevas, sendo derrotado pelo próprio Dumbledore em um duelo.
6- A atriz Maggie Smith (Minerva Mcgonagall) estava no meio do tratamento contra um câncer enquanto gravava "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", sexto filme da saga. Maggie conseguiu superar o câncer, mas a mesma doença acabou levando Alan Rickman, interprete de Snape, e Richard Harris, que viveu Dumbledore nos dois primeiros filmes da saga.
7- Nos livros/filmes de Harry Potter, existem três escolas de magia: Hogwarts (na Escócia), Drumstrang (em algum lugar no norte da Europa) e Beauxbatons (na França). Rowling, vez ou outra, revela o nome das escolas de outros países. A do Brasil, por exemplo, se chama "Castelobruxo" (pouco original, aliás).
8- J.K. Rowling já teve depressão. Ela admitiu em entrevista ter pensado em suicídio devido a dificuldade de ganhar a vida como mãe solteira. Os dementadores, criaturas sombrias que guardam a prisão bruxa de Azkaban e sugam a felicidade das pessoas, foram uma forma dela representar a doença nos livros.
9- Originalmente, Rowling queria que Harry e Hermione terminassem juntos, mas acabou mudando de ideia.
10- Harry Potter e as relíquias da Morte, último livro da série, vendeu 11 milhões de cópias logo no dia do seu lançamento.
11- O Patrono de Rony tem a forma de um jack russel terrier. O Patrono de Hermione é uma lontra. o Jack Russel é um cão muito utilizado para caçar lontras. Provavelmente é uma referência às constantes brigas entre os dois.
12- A sala comunal da Lufa-Lufa é a única que Harry não visita durante seu tempo em Hogwarts. Ela se localiza perto da cozinha da escola.
13- Você consegue imaginar outro Harry Potter que não Daniel Radcliffe? Pois bem, na verdade o primeiro escolhido para viver o bruxo foi o americano Liam Aiken. Daniel só ficou com o papel porque Rowling exigiu que o protagonista fosse britânico. Liam Aiken interpretou Klaus, no filme Desventuras em Série.
14- Tudo bem, você com certeza conhece Ian Mckellen. Ele não só interpretou Gandalf em O Senhor dos Anéis, como também Magneto, em X-men. O que você provavelmente não sabe é que, após a morte de Richard Harris, Mckellen foi convidado para interpretar o diretor de Hogwarts. Ele chegou a negociar, mas por razões desconhecidas o contrato não foi firmado. Gandalf, Magneto e Dumbledore? Seria o suficiente para proclamá-lo Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário